jeudi 30 juillet 2009

Cinema francês: Atores e atrizes

Prometi que essa semana escreveria sobre cinema francês, mas está difícil saber por onde começar. Os franceses são difíceis de entender, tem ideias iluministas, realistas, nouvelle vague, trabalham com comédias e tragédias, improvisações, câmera na mão e mil ideias na cabeça, isso requer do espectador uma dose de paciência, uma mente aberta para todo e qualquer tipo de bizarrices. Estar forte psicologicamente para não cometer nenhum ato suicida após a exibição da película, porque muitos filmes tendem a ser pessimistas e depressivos, eu mesma entro em crise existencial. Tem os mais psicanalíticos e outros erotiques que te deixa sem graça se vc tem está assistindo com alguém que não é tão intimo (eu tenho meu lado puritano às vzs, mas disfarço e ngm percebe). Os contemporâneos também são interessantes, tem uma pitada de humor e de amor, além de discussões filosóficas para não fugir da regra.
Já que não ainda escolhi se vou falar sobre filmes por diretor, por tendência ou por época, vou começar com a minha lista de atores e atrizes que adoro

Clique para ver maior

Essa lista não segue nenhuma lógica em termos de preferência ou de ordem alfabética.
1) Alain Delon, é mais galã que bom ator, mas ele manda bem.

2) Jean-Louis Barrault, fenomenal, trabalha em um dos melhores filmes da história do cinema, O Boulevard do Crime (Les enfants du paradise)

3) Gerard Depardieu, talvez dispense apresentações, um dos melhores atores do mundo e c/ crtz não foi no papel de Asterix.

4) Daniel Auteuil, ele é ótimo, adorei ele fazendo um mal humorado em Mon meilleur ami.

5) Arletty, a musa de Marcel Carné, tb trabalhou em Boulevard do Crime

6) Anna Karina, a musa de Godard ou da Nouvelle Vague

7) Brigitte Bardot, dispensa apresentações, além de atriz foi uma cantora interessante, mas o melhor papel é a de defensora dos direitos dos animais.

8) Catherine Deneuve, fez muitos filmes bons, em especial o musical 8 Femmes.

9) Juliette Binoche, trabalhou em grandes filmes, não só na França, mas em Hollywood, é minha atriz francesa preferida. Está em cartaz o filme Paris que ela é uma das protagonistas.

10) Julie Delpy, super meiga, mas o papel dela que mais amei não foi em nenhum filme francês, gosto do Before Sunset e Before Sunrise.

11) Irène Jacob, também é uma atriz linda, de nacionalidade suiça, fez papéis difíceis trabalhando com Kieslowski, além de outros trabalhos fora da França, como representando Desdemona no filme Othelo, dirigido por Keneth Branagh.

12) Emmanuelle Beart, também trabalhou com Kieslowski e foi casada com Daniel Auteuil, acho que ela consegue bons trabalhos mais por influência no meio artístico que por ser boa atriz. A beleza salva, não tem jeito.

13) Audrey Tautou, nossa eterna Amelie, a chouchou, parece uma bonequinha de porcelana. Trabalhou em Le fabuleux destin d'Amelie Poulain, fez a vida de Chanel, Albergue Espanhol e Bonecas Russas, filmes lindos, impossível não tomber d'amour pour elle.

C'est tout por aujourd'hui!

1 commentaire:

  1. Ce commentaire a été supprimé par un administrateur du blogue.

    RépondreEffacer