terça-feira, 4 de agosto de 2009

Carmen de Godard


Carmen de Bizet era uma cigana que enfeitiçava os homens com a dança, a Carmen de Godard não sei classificá-la e nem consegui ligar uma a outra, se é que existe uma ligação. Esse filme é o caos total, eu chamo de anarquia cinematográfica, o samba do criolo doido. Carmen tem um tio que é cineasta (interpretado pelo próprio Godard), ele é hipocondríaco e gosta de ficar internado no hospital, todo maluco, mas fala umas verdades.
Carmen vai pedir a casa dele para fazer um filme, mas para angariar fundos para o filme, ela e a trupe vão assaltar um banco e ela se apaixona pelo guarda.
Tem um grupo que toca violoncelo e violino, ensaiam Beethoven o tempo inteiro e entre um ensaio e outro uma menina solta suas filosofias, embora sempre erra as notas da música.
Esse filme faz toda uma denúnica da política e dos jovens dos anos 80.
Obviamente é mais chocante que espetáculo do Zé Celso ou o filme Idiotas do Lars Von Trier, quer ver genitálias sem ser pornô total, esse é o filme. Os excessos de pelos pubianos de Carmen deixaria até Claudia Ohana passada. Sem falar da cena de masturbação explicita do guardinha no chuveiro, qqisso minha gente. Se a intenção era chocar, conseguiu. E eu adoro gente louca, fazer o que? Dou risada... Os franceses sont erotiques.
Recapitulando: hipocondria + Beethoven + cinema + assalto + sexo + nudez + filosofia + versículos do livro de Provérbios da Bíblia (o meu preferido, leio sempre que posso)

Uma frase como essa soa um pouco estranho: Van Gogh procurou o amarelo
quando o sol desapareceu. É mais estranha que a Vaca profana de Caetano Veloso. Sabe-se lá o que isso quer dizer, melhor terminar esse assunto com uma fala legal do próprio Godard no filme:

Qual é a natureza da crise atual?
Vivemos com economias que produzem dejetos.
O capitalismo clássico tinha por missão produzir os melhores bens possíveis. No mundo moderno, não é possível produzir lucros graças à formidável potência das máquinas.
Elas puseram-se a produzir bens que não correspondem a necessidade nenhuma.
De bombas atômicas a copos de plástico. Quem precisa de uma bomba atômica ou de um copo de plástico?

Um comentário:

  1. Gostei do que vc disse, estou vendo o filme na Tv e vim ver o que outros acharam. talvez eu goste mais do que vc,mas concordo com o que disse.
    :)
    abs, Laura

    ResponderExcluir