domingo, 16 de agosto de 2009

Filmes sobre educação na França

Dois filmes-documentários, não-ficcionais, os protagonistas são as próprias pessoas envolvidas.
O primeiro é o filme Être et avoir (Ser e ter), dirigido por Nicolas Philibert, conta a história de um professor de escola primária no interior da França, ele dá aulas para crianças de várias faixas etárias. A dedicação que o professor tem por essas crianças á surpeendente. Ele passa muita confiança a elas, se desdobra para ensinar os grandes e os pequenos ao mesmo tempo com toda paciência e carinho. É muito comovente!

O outro filme é o Entre les murs (Entre os muros da escola), sobre um professor de francês que não sabe lidar muito bem com seus alunos, em sua maioria estrangeiros (africanos, latino-americanos e até um chinês), tenta de várias formas tentar interagir com eles, mas muitas vezes sem sucesso. O interessante desse filme é descobrir a vida desses alunos fora da escola, a mãe de um aluno africano que vai na reunião de pais, fica nervosa, não entende francês e fala no dialeto dela. A mãe do chinês que foi presa por estar ilegal no país e ele era um dos melhores alunos, a representante de classe que não gosta de estudar , mas leu a República de Platão o que deixou o professor até incabulado. Para esses alunos, mudar de país, adaptar-se na França, continuar pobre lá, conhecer gente de várias nacionalidades e ainda por cima, durante a adolescência em que os hormônios estão a mil, fica muito difícil a interação, tanto para os alunos quanto para os professores. Regardez-vous!

Um comentário:

  1. Vi os dois...e adorei os dois! Também amo filmes franceses.

    Vou ter de voltar muitas vezes por aqui pra ler seus arquivos. Não é todo dia que encontra um blog bacana com o seu, com tanto conteúdo.

    É que tem muita porcaria pela blogosfera, né? :-(

    ResponderExcluir