segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Fausto de F.W. Murnau


Como já tinha falado de Mephisto, agora preciso falar um pouco de Fausto, para a história ficar completa.
O Fausto, do cineasta alemão Murnau, é baseado na obra de Goethe. O filme faz parte do expressionismo alemão, cinema mudo, mas com muita "expressão" tanto no cenário, quanto no rosto e maquiagem dos atores.
Fausto é uma espécie de alquimista que tenta ajudar as pessoas assoladas pela peste e diante de tanta desgraça, ele faz um pacto com demo (Mephistoteles) em busca da juventude eterna. O desejo é concedido, Fausto torna-se jovem, apaixona-se pela Gretchen e pede ajuda ao demo para tentar conquistá-la e este o ajuda, mas como o diabo é sujo, dá com uma mão e tira com as duas, certo? Ele encontra com a menina, mas o diabo vai lá e conta para o irmão dela, que vai atrás de Fausto tentar tirar satisfações e Fausto o mata, a mãe da menina morre também e fica a pobre grávida, o diabo manda Fausto fugir para não ser preso e a coitada leva todo o peso do mundo nas costas (o que os religiosos chamam de consequencia do pecado), o filho nasce, neva bastante, ela tenta pedir ajuda, mas todos recusam ajudá-la, o filho morre e ela é acusada de homicídio e vai para fogueira.
Moral da história: Às vezes a gente tenta colocar nossos desejos, vontades e vaidades acima de tudo e esquecemos de medir as consequências e depois não dá conta de assumir o fardo que acaba sendo muito pesado, aí vem o desespero, as frustrações e os desastres, mas ainda somos teimosos e queremos pagar para ver, não é mesmo? C'est la vie...

Nenhum comentário:

Postar um comentário