quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Mephisto


Mephisto é um filme muito interessante e uma reflexão sobre o que é mais importante, o amor à profissão ou os seus valores morais, politicos e sociais?
Hendrik Höfgen é um ator que ama muito sua profissão, para ele não são importantes os acontecimentos políticos, o importante é atuar, ele se torna um grande ator, faz teatro comunista, representa Fausto, de Goethe; Hamlet, de Shakespeare até que os nazistas tomam o poder, seus amigos vão para o exílio, outros morrem e ele acha que sua profissão está acima disso tudo e aceita ser diretor do teatro, convite feito pelo primeiro ministro nazista. Mantêm-se firme em suas convicções, defende sua carreira.
Hoje em dia é muito comum nas empresas as pessoas "vestirem a camisa", tentar o sucesso a todo custo, sem se preocupar se a empresa sonega impostos, se os funcionários são vítimas de assédio moral ou sexual, o importante é defender o seu lado e os outros que se explodam.
Mefistóteles é o demônio que Fausto faz um pacto que o enche com a energia satânica insufladora da paixão pela técnica e pelo progresso.
Temos que fazer o que gostamos sim, mas sem perder nossa essência e nossa dignidade.
Como diz um versículo bíblico (Marcos 8:36): Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?

Nenhum comentário:

Postar um comentário