segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O clube do filme

Eu tive conhecimento desse livro, em um situação bem engraçada, a turma, no final do ano, resolver fazer um amigo ladrão (é um amigo secreto que vc pode escolher ficar com um presente ou roubar o de alguém), esse livro virou motivo de muita disputa entre os mais cinéfilos, aí pensei em comprá-lo, mas sem nenhuma previsão, até que a Yuna e a Julie resolveram vender um monte de coisas, entre elas esse livro e o filme Rapsódia de Agosto, do Akira Kurosawa, não perdi tempo, fui logo adquirindo.
O livro conta a história real o David Gilmour, um crítico de cinema canadense que na ocasião estava desempregado, seu filho Jesse ia muito mal na escola, reprovou em todas disciplinas, aos 15 anos. O pai tomou uma decisão difícil e muito corajosa, autorizou o filho a sair da escola, desde que ele se comprometesse a assistir 3 filmes por semana com ele, o filho concordou prontamente. Então começaram o clube, Jesse coomeçou a se apaixonar por garotas, experimentar drogas, a ter subempregos para se sustentar, entrou em um grupo de rap, o pai passou por um período muito difícil com Jesse, mas, foi aí que descobri que filme salva, tem a capacidade de mudar a vida, não vou contar o que aconteceu com Jesse para não estragar o prazer da leitura. Aqui em casa o Samuca está em uma idade crítica e rebelde, ele tira nota ruim por safadeza, porque quando ele precisa passar de ano, ele tira notas boas, só para tentar me enlouquecer, ele começou ver alguns filmes com a gente, comecei por Chaplin, comedias francesas e como ele é otaku, fissurado por tudo da terra no sol nascente, gosta só de animes, mangás e derivados, acho que ele pode gostar dos 7 Samurais do Akira Kurosawa, também quero que ele veja Cinema Paradiso que para mim é o filme mais lindo de todos os tempos, Ladrões de bicicleta e Miracolo a Milano, do Vittorio de Sica, alguns hollywodianos clássicos. Eu não sei porque essas criaturas não vem com manual de instrução, viu? ô coisinhas difíceis de lidar. Nem vem que da escola eu não tiro, só se for expulso. Meu coração de mãe é fraco, vivo cada dia o dia porque se eu pensar no que ele pode aprontar mais para frente, vou ter um colapso.
Neste arquivo aqui tem o nome dos filmes que David e Jesse assistiram, como leio riscando o livro, marquei com estrelinha os que já vi e com bolinha os que quero muuuuiiito ver.

Um comentário:

  1. Caramba, finalmente encontrei alguém que também leu este livro! Eu li e comentei no meu blog tempos atrás,

    ResponderExcluir