sexta-feira, 4 de junho de 2010

Before sunset and Before sunrise

Aproveitando que estamos em uma época "love is in the air", dia do namorados está chegando, vou falar desses dois filmes que acho muito fofo, achei tudo de muito bom gosto, as locações foram muito bem escolhidas, os diálogos despretensiosos e bem-humorados, a trilha sonora, os atores (Ethan Hawke e Julie Delpy), tudo perfeito!

Depois do amanhecer

É o primeiro filme, Celine e Jesse estão em um trem que vai para Paris, ela tinha ido visitar a avó em Budapeste e ele foi visitar a ex em Barcelona, ele ia descer em Viena para pegar o voo para os EUA e ela voltaria para sua casa em Paris. Um casal alemão começa a discutir alto, Celine que está sentada perto deles sai e senta próximo de Jesse, eles começam a conversar, vão para o restaurante do trem, papo vai papo vem, ele convence a moça a descer em Viena com ele, ela que não é boba nem nada, desce. Não é estranho acompanhar um estranho, desde que ele não seja tão estranho, capice? Aí ela faz aquela piadinha que americano só sabe falar inglês, não se interessa por outro idioma e ele faz piadinha sobre francesas.
Chegando em Viena eles pegam um bonde, descem próximo a uma loja de discos "Alt & Neu", entram lá e começam a ouvir "Come here" de Kath Bloom (veja esta cena no vídeo abaixo)



Visitam o Cemetery of the Nameless (cemitério sem nome) onde eram enterradas pessoas indigentes achadas no rio.
Vão a um parque de diversões e bem na hora que o sol se põe eles estão lá no alto da roda gigante, depois entram na igreja Votive, vão para uma praça, encontram uma cigana, depois um poeta que faz poesia de improviso, leia a poesia:
Daydream delusion, limousine eyelash / Oh baby with your pretty face / Drop a tear in my wineglass / Look at those big eyes / See what you mean to me / Sweet-cakes and milkshakes / I'm a delusion angel / I'm a fantasy parade / I want you to know what I think / Don't want you to guess anymore / You have no idea where I came from / We have no idea where we're going / Lodged in life / Like branches in a river/ Flowing downstream / Caught in the current / I carry you / You'll carry me / That's how it could be / Don't you know me? / Don't you know me by now? 
 E por último eles vão a um bar, ele pede ao garçom uma garrafa de vinho tinto e promete mandar o dinheiro depois e ela rouba as taças. O que não se faz por amor, não é?
Eles prometem se encontrar 6 meses depois, dia 16 de dezembro, na estação de Viena.
Um amor de um dia pode ser mais intenso e mais profundo que juras de amor eterno.
Veja nesse site onde foram as locações desse filme.

Depois do amanhecer

Acontece 9 anos depois do primeiro encontro, antes ela tinha 23, agora tem 32, ele virou escritor e estava na Shakespeare and Company, em Paris, divulgando sua publicação. Celine vai lá para prestigiá-lo e reencontrá-lo, ele a vê e perde até o fio da meada. Agora estão bem menos ingênuos, os diálogos são sobre política, ecologia, filosofia e tudo acontece na Cidade Luz.
Vão para o "Le Pure Café", conversam e dão muitas risadas depois fazem uma bela de uma caminhada no Promenade Plantée, pegam aqueles bateau para turista no rio Sena (Quai de la Tournelle), ele dá carona até o apê dela e a conversa no carro começou a ficar mais tensa (hora de discutir a relação), é a parte que desce uma lagriminha no espectador.
Chegando no apê, ele pede para ela cantar uma musica e ela canta "Waltz", uma valsinha gracinha (veja vídeo)



Acho que esse filme ainda tem uma continuação, ele acaba dando essa esperança, espero que o casal chegue aos 50 anos e nós acompanhando a novela da vida deles (sonho de fãs).

Shakespeare and Company – 37 rue de la Bûcherie 75005 Paris.
Le Pure Café: 14, rue Jean Mace, Paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário