sexta-feira, 18 de junho de 2010

El camino de San Diego

Na sessão pipoca assistimos "O caminho de San Diego", filme que conta a história de Tati Benitez, um argentino muito pobre, mora em uma cidade do noroeste da Argentina, na província de Missiones, porém é fanático por Maradona. O fanatismo é tanto que ele queria colocar o nome da filha de Diega, mas o cara não deixou, até que veio seu 3º filho que ele batizou de Diego Armando.
Tati trabalha pegando raiz, galhos e troncos na mata para um artesão. Em uma dessas andanças pela mata ele vê um tronco muito parecido com Maradona, ele pede para o artesão colocar o nº 10 nas costas e inventa levar o tronco para o próprio Maradona, em Buenos Aires. Mostra a simplicidade e a ingenuidade que acompanha a pobreza, ele consulta uma vidente se a viagem ia dar certo, depois pega uma maquina fotográfica muito antiga emprestada e segue seu rumo. Não podia faltar a piadinha com os brasileiros: Ele comprou uma foto autografada do Maradona e os caras disseram que aquela não era a assinatura dele, apostavam que foi um brasileiro que vendeu, ri muito!!!!
Um pouco antes da peregrinação, ele fica sabendo que Maradona está muito mal, internado em uma clínica, fica preocupado, então segue para o sul pegando carona e todos respeitam quando ele fala que está levando a estátuta para Maradona (esse é o cara, é um deus na terra da prata!). O mais interessante são as histórias daquele povo, por exemplo, ele pegou uma carona em uma ambulância que levava um rapaz super jovem que tinha morrido, depois pegou carona em um ônibus de devotos de Gauchito Gil, um santo popular que não é reconhecido pela igreja católica. Ele vai lá pedir a benção do santo depois pega carona com um caminhoneiro brasileiro que o leva até Buenos Aires. Uma parte engraçada é que fazem piquete no meio da estrada e todos os carros são impedidos de passar, exceto ambulâncias, o caminhoneiro estava com um monte de galinha que se não chegasse ao destino a tempo, morreriam de fome, nem isso comoveu os manifestantes, mas quando ele disse que tinha que entregar a escultura para Maradona, fizeram uma votação e o caminhão pode passar (sangue de Maradona tem poder!).Quando ele chega à Buenos Aires, Maradona tinha fugido da clínica e depois iria se tratar em Cuba, será que Tati conseguiu entregar a escultura ao seu ídolo?
O filme lembra um pouco "Central do Brasil", aquela gente muito simples, mas cheia de esperança que acredita em qualquer coisa que se apega à religião ou a um idolo porque não tem outra motivação na vida, é muito bonito ver a solidariedade, a compreensão e o incentivo que as pessoas têm umas com as outras. O filme é simples, mas bem tocante!
Outro filme de Maradona que já comentei aqui foi o "Maradona by Kusturica", tinha falado lá que ele não tinha dado certo como técnico, mas hoje retiro o que eu disse, embora eu não esteja acompanhando os jogos, sei que ele está fazendo um bom trabalho com a seleção argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário