domingo, 17 de abril de 2011

Going to Canadá

correspondências, CSQ, passaporte e todos os documentos organizados na pasta sanfonada

Enquanto isso, vou fazer um retrospectiva para passar o tempo:
Level 1: Juntei documentos, comprovantes e preenchemos formulários para entrar com o processo de imigração, são toneladas de papéis mais R$3000,00 descontados no cartão de crédito.
30/03/2010: recebi a carta do escritório de imigração informando que receberam meu processo ou dossier na língua deles.
23/07/2010: recebi um e-mail marcando a data da entrevista
29/10/10: dia da entrevista em francês e um pouco de inglês, foi uma das situções mais amendontradoras da minha vida, muita pressão pra cima de moi.

Level 2: Passamos na entrevista e recebemos o CSQ (certificado de seleção do Quebec para residente permanente).

Level 3: Processo Federal, mais tonelada de papéis para preencher, os papéis do level 1 era para sermos aceitos na província do Quebec, no Federal é para sermos aceitos no país (Canadá), aí tem aquelas perguntas típicas: já participou de guerras, guerrilhas, gangues, homicídios, genocídios e até sindicatos, nome, endereço, data de nascimento de pais, irmãos e todos da família, aí notei que sou uma santa, nunca matei uma mosca e minha família também é do bem. Aposto que eles vão me procurar nas redes sociais para ver quem são meus amigos (brincadeira, adoro teorias de conspiração e tenho mania de perseguição, sempre acho que estou fazendo alguma coisa errada, mesmo andando sempre na linha, vai que..., né? rsrs)
23/11/2010: Enviei a nova papelada, custou-me mais R$ 2100,00 e R$16,90 do sedex.
04/02/2011: Recebi a carta de confirmação do recebimento do meu dossier e uma previsão de 14 meses para o término do processo.

Dentro de 14 meses (ai, que demora! Tô pior que criança chata no carro: Pai, tá chegando?) ainda tem o level 4: Exames médicos, level 5: visto, level 6: Vazar, ir embora e começar tudo do zero lá no meio da neve, em Montreal.

Sim, estou me sentindo em um jogo de video-games, tenho que passar todas as fases, além de parecer uma experiência Gattaca (pior: sem o Ethan Hawke e Jude Law de protagonistas rsrs), ser uma pessoa certinha e com saúde para ser aceita na sociedade quase perfeita. A parada é muito louca, totalmente sci-fi é a mesma sensação de zerar um jogo complicado ou ser aceito em Gattaca, eu e minhas comparações geeks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário