domingo, 21 de agosto de 2011

A árvore da vida

 A ÁRVORE DA VIDA

Para entender sobre a árvore da vida, no sentido bíblico, temos que começar por Gênesis, que significa "O início". No Éden tinha duas árvores: a árvore da vida e a árvore do bem e do mal. A primeira, quem comesse o fruto dela, teria vida eterna; a segunda, quem comesse, teria o discernimento entre o bem e o mal, Adão e Eva comeram do fruto do bem e do mal e antes que comessem o fruto da árvore da vida, foram expulsos do jardim, pois eles seriam como Deus, viveriam eternamente e teriam todo o conhecimento.
 Uma das promessas descritas no Apocalipse (O fim de tudo) é que o homem vencedor, por mérito terá direito a comer do fruto da árvore da vida e viverá eternamente ao lado de Deus.
“Ao vencedor, conceder-lhe-ei comer da árvore da vida que está no paraíso de Deus.”[Apocalipse 2:7]

O LIVRO DE JÓ

Jó era um homem de vida íntegra, um homem bom e possuidor de muitos bens. O diabo faz uma aposta com deus (luta do bem contra o mal), se Jó perdesse tudo o que tinha, ele perderia a fé, então deus aceitou a aposta e autorizou o diabo a tirar todos os bens, todos os filhos e até a saúde de Jó para prová-lo e saber se ele seria fiel.
Os conhecidos de Jó ficam horrorizados com a situação dele, uns dizem que ele devia ter feito algo muito ruim para merecer tamanho castigo, a própria mulher sugere a ele: "Amaldiçoa o seu deus e morre'!
O livro de Jó mostra que mesmo o casal tendo provado do fruto do bem e do mal, tendo acesso ao conhecimento, não foi suficiente para entender os mistérios da vida e da natureza.
Jó lamentou e sofreu as suas dores e perdas, mas nunca questionou Deus, ele era humilde o suficiente para entender que não podia lutar com algo maior que a sua compreensão pudesse alcançar.
Jó é um exemplo de paciência (tem até a expressão: Paciência de Jó), de fé, de perseverança e de um termo físico, mas usado agora nas empresas, resiliência, ou seja, aguentar firme as pancadas que recebe. Além de ser sábio e entender que coisas ruins acontecem com as pessoas boas, não adianta amaldiçoar, xingar, berrar, descabelar, tornar-se arrogante e prepotente e sim, tirar forças e ter otimismo para passar pela prova.

A ÁRVORE DA VIDA - O FILME
A Yuna, colocou o trailer do filme no grupo "sobre meninas e gatos", do Facebook, várias meninas manifestaram o desejo de ver o filme, então fizemos um 'facencontro' no cinema do "Reserva Cultural", meu preferido de Sampa.
O filme é espiritual, não religioso, embora use a simbologia bíblica sobre a árvore da vida, a vida de Jó e a vida de Maria, mãe de Deus que entrega seu filho na cruz, fala também de redenção.
Há dois caminhos na vida: O caminho da natureza e o caminho da graça, você tem que escolher um para seguir. [Mrs. O’Brien]
Graça, é um amor ou favor que a gente recebe sem merecer e quem dá não quer nada em troca, é uma dádiva. Mrs. O’Brien é a personagem que eu mais gostei, uma dona de casa, de classe média, nos EUA dos anos 50, mãe de 3 filhos, ela perdeu o filho do meio e quis entender o sentido da vida, o por quê da nossa existência, queria entender a criação, a natureza. Ela representa Jó, foi castigada sem merecer, representa Maria, porque seu amor de mãe foi colocado a prova. Representa a graça enquanto seu marido representa a natureza humana. Como dizia seu marido no filme: "Sua mãe é muito ingênua!", ela representa a paz, o amor e a calma na unidade familiar, enquanto seu marido representa a autoridade, a razão, ele sufocava os filhos querendo passar valores sociais e de sobrevivência, exigia respeito e impunha tudo isso na base do medo e da violência doméstica, ele também busca sucesso profissional a qualquer custo e desiste da música como profissão, embora goste muito de tocar piano e ouvir música clássica.
O filme começa com um versículo do livro de Jó 38:4, Deus pergunta a Jó:
Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.
O filme tenta responder esta pergunta de Deus, mostra cenas da criação, da fundação da terra, das plantas, dos animais, da fúria da natureza, do universo, da gestação da mulher, da formação da família. A fotografia é linda, parece documentários da National Geographic, sem falar nos efeitos gráficos para criar os dinossauros, remete também ao filme 2001: Uma odisséia no espaço, mas o que me fez rir, foi na parte da redenção em que mostra um lugar astral, o paraíso, whatever, que me fez recordar o filme brasileiro, sobre a obra de Chico Xavier, "Nosso lar". Para dizer que não estou viajando nas idéias, coloco a foto.

 Não poderia deixar de mencionar a trilha sonora que é divina, com muita música clássica e quase chorei quando tocou "Lacrimosa", do polonês Zbigniew Preisner, veja no vídeo.

E para terminar, a foto do encontro, até emoldurei, afinal é difícil um momento com filme bom e gente bacana e com gostos parecidos.E para dar um tom espiritual, observem que estávamos em 7, o nº 7 é o número da perfeição, o nº de Deus, em 7 dias ele criou o universo, também tem as 7 notas musicais, as 7 cores do arco-íris. rsrsrs
 Juliana, Renata, Yuna, eu, Natália, Fernanda e Juli (de quem roubei a foto rsrs)
Adorei o filme, tem Brad Pitt e Sean Penn, vai lá ver, vai. Vale a pena o investimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário