sábado, 18 de fevereiro de 2012

Desafio literário: Werther

O 4º Livro escolhido para o Desafio Literário foi "Werther", de Johann Wolfgang GOETHE. Editora: L&PM Pocket. 206 págs. Já tinha lido na década passada, mas sempre retorno a ler um ou outro, afinal, com o amadurecimento e experiências da vida, a minha opinião muda em vários aspectos, inclusive minha visão sobre determinada obra ou autor.
A 1ª vez que li "Werther", foi também a 1ª vez que fiquei mais de uma semana deprimida por causa de um personagem. Sim, às vezes sinto a dor de alguns como se fossem minhas.  Foi aí que aprendi que o amor nem sempre é algo bom, é também sofrimento, você passa a compreender o  desespero de Werther.
Parte do enredo é autobiográfico, Goethe amou Charlotte, tal como Werther amou Carlota, embora o fim de sua vida ter sido totalmente diferente do personagem. O romance foi escrito em 4 semanas, em forma de cartas para o amigo Guilherme, foi um livro controverso, já que muitos jovens na época acabaram suicidando-se após lê-lo.
E agora, como me senti ao relê-lo? Goethe é um bom escritor, sem sombra de dúvidas. Quanto a Werher, superei, não me identifico mais com ele, já tinha lido "O problema do sofrimento, do CS Lewis e O Desespero Humano, de Kierkegaard. Já perdi, em partes, a fé na humanidade, em deus e no amor. Passei admirar a Carlota, antes tinha ódio dela por ser tão insensível, hoje vejo que ela não passava de uma desperate housewife, mas que ao menos foi musa de alguém, amada, disputada e idolatrada. Tanto que quando Werther não poderia vê-la, mandava o criado à casa dela, só para estar junto de alguém que esteve na presença dela.
Vamos aos fragmentos do livro?
"É tão raro duas pessoas se entenderem nesse mundo!"
"Lembro-me da fábula do cavalo que, cansado da liberdade, deixa que coloquem sobre ele sela e bridão, e ao final é condenado à desonra de ser montado"
Sobre a amizade e sua duração
Sobre juizo de valor, achar que pode opinar sobre algo que não vivenciou
Sobre hierarquia e quem realmente faz o trabalho
Sobre trabalhar sem paixão
Justificativa para um amor inalcançável
O Desafio deste mês me deixou em frangalhos, com a alma atribulada e com o coração dilacerado, exceto pelo Tom Sawyer que foi mais ameno, as tragédias shakespeareanas, "Hamlet" e "Macbeth", mais a goetheana ,"Werther" tiraram a minha paz de espírito, já peço desculpas se este post acabou sendo muito pessimista e mórbido, é só o reflexo do que tudo isso causou em mim, mas passa, ou não..., porque a leitura do mês que vem é sobre serial killer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário