quarta-feira, 8 de maio de 2013

Desafio Literário de maio: A metamorfose de Kafka

Para o Desafio Literário, cujo o tema é ler um livro que foi citado em um filme, escolhi a obra alegórica  "A Metamorfose", de Franz Kafka, citado no filme O leitor, dirigido por Stephen Daldry.
"Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto"
Gregor trabalhava como caixeiro viajante e seu salário pagava as contas de casa, ele morava com os pais e uma irma. Certo dia ele acordou em sua caminha e nao era mais um humano bípede e sim um insetao cheio de perninhas. Visao do inferno, né? Vendo uma baratinha eu já faço um escândalo e filosofo mais que GH, de Clarice Lispector, imagine se eu nao desmaiaria vendo um insetao monstruoso....Falando sério agora:

Gregor que era o provedor da família, família parasita diga-se de passagem, tornou-se um inválido que só dá trabalho e causa vergonha e constrangimento. O seu trabalho era desgastante, exigia dele muitas viagens, o chefe inclusive foi em sua casa para saber porque ele nao compareceu para pegar o trem no horário previsto. Ele se esforçava para tentar cumprir suas tarefas, mas nao conseguia levantar
De repente a família têm que trabalhar e dispensar as empregadas. Gregor passa a ser desprezado, o pai torna-se violento e o machuca. Como disse, a família é parasita, gosta de depender dos outros, pais que dependem dos filhos e ficam forçando a barra, tanto que a última esperança do pai é que a filha se case com um homem provedor.


Na vida real muitas vezes é assim, pais criam grandes expectativas e esperam que os filhos sejam bem-sucedidos,  o pai acha que o filho tem que ser advogado, mas o filho quer ser artista plástico ou ainda, nao quer ser nada, quer usar drogas. Pronto, o filho já vira um inseto nojento.


Um exemplo muito parecido com Gregor sao os Hikikomori, que em japonês quer dizer "isolado em casa", é uma patologia psicossocial e familiar, atingem jovens que vivem isolados do mundo e das pessoas, vivem trancados em seus quartos e recusam a comunicar-se mesmo com os membros de sua família. Eles nao sao autistas, nem sofrem de problemas mentais graves, sao sociopatas, ou seja, sentem incapazes de ter vida social, têm um sentimento de nao poder cumprir seus objetivos de vida e reagem isolando-se da sociedade. Só no Japao, 264.000 casos foram registrados em 2011, mas em vários outros países existem casos parecidos. Devido ao longo período de confinamento, muitos desenvolvem depressão, síndrome do pânico e outras desordens mentais, alguns tornam-se agressivos mutilando o próprio corpo ou agredindo pessoas da família.
É uma situaçao difícil pois nem a sociedade, nem a família e nem a própria pessoa têm condiçoes para lidar com essa situaçao.
Várias outras interpretaçoes sao dadas a esse livro pelos estudiosos, pode ser considerado também como um conto sexual simbólico, conto existencialista, tratamento social de indivíduos diferentes, solidao e desespero. Eu particularmente, nao consegui inseri-lo no contexto sexual, vou pesquisar para saber o porquê.
Indico também o filme Metamorphosis que já tinha falado aqui.

Para terminar, um documentário sobre a vida de Kafka e os problemas que ele tinha com o pai. Para entender melhor esses problemas tem que ler o livro Carta ao pai.




3 comentários:

  1. esse livro deve ser obrigatorio ! muito bom!
    Para quem curte, da para ler gratuitamente outra obra prima, O Processo
    http://www.livros-digitais.com/franz-kafka/o-processo/sinopse

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha, muitas informações importantes. Quero ler o mais rápido possível esse livro. Quanto ao filme O Leitor ouvi também boas críticas, mas ainda não assisti.
    Parabéns!

    Flávia
    (emalgumlugardaimaginacao.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, principalmente por mantê-lo por tanto tempo. em breve pretendo lançar um link de organizando o caos em meu blog palhetadadodiabo.blogspot.com.br. grande abraço... do seu editor do underground. TUDO PELO ROCK!

    ResponderExcluir