domingo, 19 de maio de 2013

Voilà, a primavera

Gosto muito das 4 Estaçoes, do Vivaldi e nao entendia porque o Allegro Primavera é o mais alegre e o mais bonito em relaçao às outras estaçoes, pensava eu: Por quê nao é o verao?

A vida se encarregou de me mostrar a resposta. Depois de sobreviver alguns meses no inverno canadense, sei a alegria da chegada da primavera. No inverno, o dia clareia por volta das 9h e às 16h já é noite. As janelas da casa ficam fechadas todo esse tempo, o aquecedor ligado e a umidade dentro de casa fica quase nula. Para colocar o lixo para fora tem que se vestir de astronauta e amassar neve, sem contar os dias de tempestade de neve, a gripe, nunca fiquei tao ruim de gripe em toda minha vida como fiquei aqui, 3 dias sem levantar da cama. Quem tem carro tem que acordar uma hora mais cedo para tirar a neve de cima.  Os aposentados vao para Cuba e Flórida. A falta de sol é um problema tao grave que causa até depressao sazonal, é preciso tomar vitamina D. Neste inverno teve um dia que fez -40C.



E de repente chega a primavera, os corvos, as marmotas e os esquilos retornam, as tulipas e as frutas vermelhas, o dia clareia às 4h da manha e escurece depois das 21h, chove bastante, by the way. Entao já podemos sair de tênis e sandálias, nada de botas pesadas.
O sol já esquenta, no inverno tem sol, mas nao esquenta, muito estranho. Tanto que quando o céu está lindo no inverno, significa que está muito frio. Agora as  pessoas sorriem e tem trânsito de bicicletas, os parques lotam, as crianças brincam e de uma hora para outra, as árvores que estavam sem nenhuma folha, como podem observar nas fotos acima, ficam verdes, como na foto abaixo. E o melhor, férias da facul, sem a pressao de provas e trabalhos, volto só em setembro, faço outro curso, mas é mais facil e nao demanda tanto qto a facul. Também já posso abrir as janelas e deixar o ar circular e o cheiro da comida sair.
O poder da natureza é tudo, nao? Que eu possa aprender com as árvores a adaptar-me e a renovar-me de acordo com as dificuldades que a vida me impoe.

Você tem razao, Vivaldi. A primavera é um novo tempo, trazendo muitas esperanças e alegrias.

2 comentários:

  1. sim, a primavera sempre traz esse renascimento, essa esperança ... adoro observar o ciclo da vida ...

    ResponderExcluir
  2. alegria, alegria Ana! nossa deve ser um alívio e tanto, aproveite bastante parece que vai ser um período muito bom...
    PS. O Caio disse que queria ir aí conhecer a neve, eu disse que sou muito mais ir na Primavera... -40 é demais!!! rsrs

    ResponderExcluir