sábado, 27 de julho de 2013

Para falar um idioma é so abrir a boca?


O problema de quem estuda muito é querer ter perfeiçao na hora de escrever ou de falar e isso é um dos motivos pelo qual as pessoas (eu me incluo!) sentem-se mais tímidas na hora de abrir a boca, têm medo de falar besteira, de serem mal interpretadas ou de alguém rir do nosso sotaque estrangeiro.
Hoje conheci uma brasileira bem doidinha e bem sincera, fala francês com os québecos de igual para igual, eu elogiei a sua desenvoltura e ela me contou seu segredo, ela disse que odeia estudar, odeia gramática, nunca teve medo de falar errado, ela aprende ouvindo e repetindo o que eles dizem, por isso ela se dá bem com eles.
Vi também no youtube esse cara irlandês que desenvolveu um método de estudar idiomas (ele fala  francês, espanhol, chinês, alemao, italiano, árabe, polonês, português, russo), segundo ele, você tem que começar a falar no primeiro dia que você decidiu a estudar, tudo o que vc quiser falar na sua língua nativa, vc tem que pensar: Como eu falaria isso em francês? Daí em diante, seu cérebro vai se acostumar a fazer perguntas em um outro idioma. A segunda coisa que ele faz bastante é viajar para países que fala a língua que ele está aprendendo e ficar nos lugares que o povo nativo está e nao em grupinhos de turistas. Ele se joga na cova dos leoes, literalmente!
Eu preciso aprender a ser mais "cara de pau", sair da teoria para prática, essa minha mania de ficar com a cara nos livros, lendo o tempo inteiro, ensina-me a ter um vocabulário muito limitado, muito acadêmico e pouco usual para a língua falada nas ruas. Ninguém tem paciência com gente que fala tudo certinho, sem usar uma gíria, uma expressao de linguagem, a conversa torna-se pedante e muito formal.
O problema é: Eu nao consigo!!!! Tenho que reprogramar meu cérebro, esconder meus livros de gramática, de verbos, dicionários em um armário com cadeado e deletar meus aplicativos do celular, mas e a coragem para fazer isso? Será que existe uma rehab para dependentes de livros didáticos? Quero ir e ficar trancafiada na rehab, sem acesso à eles, que tenha terapia em grupo para eu ser obrigada a falar em francês para o grupo.
Alguns deles dizem que eu falo bem, mas eu sou desconfiada, acho que eles falam isso para eu ficar mais animadinha, mas quando escuto minhas gravaçoes da aula de fonética eu quero chorar, nao parece nem um pouco com o que o locutor falou e eu repeti.
Vocês já viram a atriz Jodie Foster falando francês fluentemente? Cortando os pulsos em 3...2...1. Adoro essa mulher, falando francês entao, sou capaz de ajoelhar aos pés dela...

O papo aqui acabou, vou rever as regras do subjuntivo, ô troço chato!

PS: Os comentários deste blog desapareceram misteriosamente, nao mexi em nada e uso o layout simples do blogger mesmo. A única opçao que encontrei foi de colocar os comentários do Google+, só comenta quem tem conta lá. Estou pensando seriamente em migrar para o wordpress, quando eu criar uma página lá, aviso aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário