quarta-feira, 17 de julho de 2013

sistema de saúde norte-americano x brasileiro x cubano

Estou acompanhando assiduamente as noticias sobre a saúde no Brasil, a falta de médicos, de infraestrutura e as medidas que o governo quer implantar para suprir esta carência, entre elas, a importaçao de médicos. Já que me perguntaram como é o sistema de saúde aqui no Canadá, resolvi fazer um post sobre este assunto. Vou logo adiantando que os problemas na área de saúde nao é exclusivo do Brasil, muitos países, entre ricos e pobres, sofrem com a falta nao só de médicos, mas de todos os profissionais da área de saúde: enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, fonoaudiólogos, etc.
Vamos por partes e o que vou falar é segundo meu ponto de vista, começarei pelos EUA, Canadá, Brasil e Cuba, nesta ordem.

EUA: o sistema de saúde é privado, se você nao tem um convênio médico, você nao tem acesso aos tratamentos que você precisa. Uma das propostas do presidente Obama era a reforma deste sistema, possibilitando aos cidadaos americanos uma chance de serem tratados com mais dignidade. Para quem se interessar, tudo sobre a Health Reform está diponivel no site da Casa Branca.
Sabemos que nos EUA têm ótimos hospitais, ótimos médicos, ótimas pesquisas, mas os cidadaos comuns têm acesso a isso? Claro que nao, tanto que sugiro o documentário do Michael Moore, Sicko, que mostra o sofrimento dessas pessoas, a máfia desses planos de saúde que nao aceitam gente gorda demais, magra demais ou com doenças pré-existentes. (Achei esse link no youtube com legendas em português, mas nao sei por quanto tempo ficará disponível devido aos direitos autorais). Prestem atençao quando falam da socializaçao da medicina e comparem com a "cubanizaçao" que o povo repete no Brasil e vejam a paranoia generalizada criada por gente do governo e da mídia.
Outro filme que aborda este assunto é o "Um ato de coragem" (nome original: John Q), dirigido por Nick Cassavetes, 2002, protagonizado por Denzel Washington, mostra o drama de um pai que mesmo tendo convênio, ele nao cobriria a operaçao que seu filho estava precisando, entao este pai, na hora do desespero, parte pra violência, veja trailer aqui (em inglês).
Para mais informaçoes, sugiro uma visita ao blog da Luciana que mora lá e pode explicar com mais propriedade, leia também a critica do site do Jornal  Económico de Portugal e as 7 razoes pelas quais as mulheres deveriam amar Obamacare, aqui (inglês)

Canadá: Diferente dos EUA, o sistema de saúde é gratuito para todos os cidadaos canadenses e imigrantes com status de permanente, visitantes e quem só tem visto de estudo ou trabalho precisam de um seguro saúde. Tanto que no filme do Michael Moore mostra que o sonho dos americanos é ter um sistema de saúde como a canadense. Agora você me pergunta: Qual é o problema do Canadá se a saúde é gratuita, tem infra-estrutura e ótimo salário para os profissionais?  Faltam médicos, enfermeiros e todos os tipos de profissionais da área da saúde. Tanto que quem é profissional dessas áreas e quer migrar para o Canadá, tem prioridade no processo (ou pelo menos tinha na época que vim). Claro que chegando aqui tem que fazer equivalência de estudos e pagar uma taxa bem alta para fazer parte da Ordem dos enfermeiros, médicos e etc. Ou seja, o que o Brasil está tentando fazer importando médicos, o Canadá já faz há muito tempo. Sem um número suficiente de profissionais, como funciona? Funciona na base do stress, de um lado, os profissionais exaustos de tanto fazer hora extra, do outro, os pacientes reclamando da espera nas emergências ou da demora em conseguir agendar uma consulta.

Minha experiência: quero estar saudável e nao precisar ir ao médico, mas uma hora ou outra a gente precisa. Aqui tem o tal do médico de família, você tem que se inscrever no site e esperar aparecer um médico para cuidar de sua família e te encaminhar para as especialidades, até hoje nao conseguimos este médico.
Eu uso mirena e preciso fazer uma checagem anualmente, já fui a três lugares, no primeiro disse que vai abrir agenda só em agosto para marcar sabe lá deus pra quando. O segundo perguntou se eu tinha médico de familia e se foi ele indicou o gineco, eu nao tinha, resumindo, nao faço ideia quando marcarei uma consulta com o gineco. Conheço mulheres que estao grávidas que conseguem rápido, como nao é meu caso, vamos empurrando a vida com a barriga. Meu filho teve uma dor de estômago muito forte, no terceiro dia que ele já estava pálido, nao conseguia comer e nem dormir, levei-o para emergência, ficamos esperando entre 3h ou 4h para sermos atendidos. Dizem que em outras provincias o tempo de espera é de no máximo 40 min, varia de lugar para lugar. Ainda bem que eu tenho paciência e tinha wifi gratis na sala de espera. Como eu já utilizei e muito o sistema público do Brasil,  nao me incomoda esperar, poderia ser pior se eu estivesse nos EUA porque nem money que é good nóis num have. Embora demorado, o atendimento é satisfatório.
Os canadenses estao satisfeitos? Nao muito, sabem o que eles fazem quando precisam operar e nao querem ficar 3 a 5 anos na fila de espera? Vao para Cuba, aqui existe o "turismo medical para Cuba"  já foi assunto para reportagem da Radio-Canada, uma das maiores emissoras do país, veja aqui (em francês). Tem várias empresas aqui que fazem a ponte deste turismo Canadá - Cuba, uma delas é esta aqui. Neste site explica os principais tratamentos que as pessoas vao buscar na ilha de Fidel. Aqui o atendimento é bom, mas é necessário ter paciência, eu tenho, mas nem todo mundo tem.
Um artigo sobre o cansaço dos enfermeiros e o excesso de horas trabalhadas, aqui.
Dentista tem que cursar medicina e fazer especializaçao em odontologia, dentista só cuida de doenças buco-maxilo-facial ou de colocar aparelhos, quem cuida de cáries e limpeza é o hygiéniste dentaire (técnico). Você nao vai ao oftamologista para pegar receita de óculos, você vai no optométriste (nao sei se existe esta palavra em português), é um técnico que faz o exame de vista, oftalmo atende só em caso doença nos olhos.
Prometo falar mais quando eu tiver um médico de família. Os remédios, uma parte é subsidiada pelo governo ou pela empresa que a pessoa trabalha, na hora de comprar com a receita sai bem baratinho.
Aqui também tem algumas clinicas privadas, mas o preço nao cabe no meu bolso.

Brasil: É a mistura do Canadá e Estados Unidos e ainda para piorar, tem a corrupçao, os desvios de verbas que iriam para saúde e vao nao sabemos para onde, tem os médicos elitistas, os lobbies com planos de saúde, etc.
O portal do Ministério da Saúde mostra todos os problemas na área da saúde com gráficos tabelas, estatísticas, comparaçoes com outros paises e propoe soluçoes, o povo que precisa acata de bom grado e os que pagam pela saúde nao acham tao bom assim melhorar o sistema público. O Dr. Drauzio Varela falou da má distribuiçao de médicos no Brasil, aqui e também mostrou a manifestaçao dos médicos contra a ida dos estrangeiros aqui. Outra reportagem da revista Época dizendo que o Brasil tem metade dos médicos que precisa. Ministro pede para os médicos deixarem o corporativismo de lado, publicado no site da Rede Brasil Atual. No blog da Escreva Lola escreva tem dois guests posts, um de duas médicas contra e outro de uma médica a favor das medidas do governo.Os filhos do presidente do Sindicato dos médicos do RS se formaram em Cuba, leia aqui. E essa outra:"Revista Veja teme médicos cubanos no Brasil: “espiões comunistas” (imitando descaradamente 'usamericanos'). Ser doutor é mais fácil do que se tornar médico, da Eliane Brum, aqui. Os hospitais entre a região da Avenida Paulista até o Jabaquara têm mais tomógrafos do que a França inteira, aqui.  Acho que já forneci material suficiente para uma pesquisa básica para se inteirar do assunto.
Quanto a minha experiência em hospitais e consultórios no Brasil, eu usava o sistema público e também tinha convênio privado. O sistema privado fez com que eu me tornasse hipocondríaca, como eu pagava caro, achava um desperdício nao usá-lo pelo menos uma vez por mês, se nascia uma espinha na cara eu corria para dermato, uma manchinha, uma coceirinha estava eu lá no consultório. Só que a dermato era muito chique e receitava só produtos e cosméticos franceses que no BR custa os olhos da cara, entao nem fazia os tratamentos. Para mim, o tempo de espera e a qualidade de atendimento no PS o público e o privado já estavam bem parecidos. Eu coloquei o mirena na rede pública de graça, pelo convênio eu teria que pagar R$800 por ele, porque o plano nao cobria. Um mês antes de sair do Brasil meu marido teve pedras na vesícula e a situaçao estava tao grave que ele precisou fazer uma cirurgia de emergência, ele fez pelo SUS, rapidinho, deu tudo certo, o médico japa foi bem legal e prestativo. Ainda bem que aconteceu no BR, imagino se estivesse acontecido aqui no Canadá, já vi gente aqui com o mesmo problema que estava só na base da morfina para amenizar as dores e só conseguiu fazer a cirurgia 3 meses depois. Meu filho caiu na escola e cortou a cabeça, foi encaminhado para o HC também, levou 10 pontos e nem precisou entrar na fila porque estava sangrando muito e um residente alemao que atendeu, mal falava português, deu tudo certo.  Eu morava em Sao Paulo, em um bairro bom e usava o Hospital Universitário da USP, a minha realidade era diferente de um morador de periferia e que nao tem acesso a bons hospitais públicos. Entao nao posso dizer que minha experiência é igual a de todos brasileiros. Eu me arrependi de ter cancelado meu convênio médico no Brasil, acho que eu deveria ter uma carta na manga, caso aconteça alguma coisa grave, no Brasil seria mais fácil de resolver ou quando fosse lá, marcaria dermato, gineco e exames diversos, mas só por luxo mesmo. Agora minha carta na manga será Cuba, fica 4h do Canadá e na hora do dor, colega, foda-se o capitalismo ou o socialismo, importante é ter um médico que resolva seu problema, se eu precisar, vou fazer como Maradona e vários grupos de norte-americanos (americanos e canadenses), entrar na leva do turismo medical para ilha. Podem me chamar de esquerdopata comunista se vc quiser, mas quero ter direito à saúde.

Cuba:  No portal do Ministério da Saúde mostra que Cuba tem 6,7 médicos para cada mil habitantes, é um dos maiores indices do mundo. A faculdade de medicina nao é uma faculdade elitista, é um curso para quem quiser. Como se nao bastasse, Cuba recebe alunos de toda América Latina que estejam ligados com alguma ONG e tenham interesse em trabalhar nas áreas mais necessitadas. Vejam aqui 5000 estudantes de 70 países que receberam o título de medicina. O vídeo dos canadenses que postei acima,  também revela como é ser tratado lá realmente. Aqui neste site da Politica alternativa do Canada, tem um resumo de como funciona o sistema cubano (inglês). Aqui tem em português. Sobre a Escuela Latinoamericana de Medicina vá aqui.

Agora quem é rico e pode se tratar no Albert Einstein em Sao Paulo ou no Mayo Clinic nos EUA, é a melhor escolha sem sombra de dúvidas e com certeza terá o melhor atendimento, melhores especialistas, o dinheiro paga tudo. Até eu que nao sou besta faria o mesmo. Agora quem nao tem grana e entre nao ter tratamento nenhum e ter um tratamento cubano, Cuba é melhor, nao estou dizendo que é o melhor país do mundo que lá nao tenha problemas graves, nada disso, mas lá tem médicos.
Claro que nenhum governo de países capitalistas como Canada, EUA e mesmo o Brasil, têm interesse de divulgar seus cidadaos buscando ajuda na ilha, é muito humilhante para eles, a única coisa que sabem fazer é o bloqueio, impedir a entrada de tudo em Cuba para dizerem que lá é tudo miserável.
Quanto a falta de infraestrutura, os Médicos sem Fronteiras e a Cruz Vermelha trabalham em áreas de guerra, em campos de refugiados, em lugares devastados seja por causas naturais ou por falha humana, no meio do nada eles montam um acampamento e ajudam como podem. Acho que boa vontade conta muito.

Estas sao minhas experiências como paciente em dois países (a opiniao do paciente tb conta, viu?), como disse, isso varia de pessoa pra pessoa, de cidade para cidade e até de classe social. Já vi brasileiro que morava no Canada voltando pro Brasil porque nao suportou ficar horas esperando por atendimento no PS com um filho tendo uma espécie de convulsao, essa familia sempre teve condiçoes de pagar um convênio caro no Brasil e nunca precisou de passar por esta situaçao, eles devem falar super mal do Canada. Também ja vi brasileiro elogiando o sistema canadense, ama de paixao e nao vê defeito nenhum, nao se incomoda em esperar para ser atendido. Outra coisa em morar fora é perceber que o seu país de origem nao é tao ruim quanto a gente pensa, todo lugar tem suas vantagens e seus inconvenientes. Eu só sei que odeio sentir dor e odeio ver meu filho sentindo dor, na hora da necessidade, se eu tiver dinheiro eu pago, se nao tiver, entro na fila da espera, nao quero saber a nacionalidade do médico, nem de convicçoes politicas quero soluçao pro meu problema.

2 comentários:

  1. Muito bom o que texto! Me ajudou de mais.
    Obg! =]

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu texto. Achei bastante esclarecedor. Realmente a saúde é um desafio a todos os países. Há quem defenda a saúde nos EUA, no Canadá e há quem odeio e voltou para o Brasil. Eu só conheço a partir do seu texto e do documentário SICKO. Concordo com vc, no Brasil os planos de saúde estão seixando a desejar. Espera-se durante meses por uma simples consulta. A via sacra para se conseguir uma solicitação médica de ressonância magnética é imensa. Pelo visto não há um país maravilhoso, mas há quem diga maravilhas da Suiça. Quem sabe você dá um pulo por lá e depois nos conta como é? rsrsrs

    ResponderExcluir