sábado, 18 de janeiro de 2014

sessao terapia: O despertador


Para mim, o despertador é um dos piores objetos criados pela raça humana, seguido pelo telefone, nao passa de um instrumento de tortura, um estraga-prazeres. Começa pelo barulho estridente e infernal que estressa logo nos primeiros minutos do dia e ainda te faz acordar no susto. Quem pode ter um bom dia sendo acordado com tamanha crueldade?
Comparo o despertador a uma mulher grávida que passa por uma cesariana desnecessária no sétimo mês de gravidez, uma interrupçao antecipada de algo que nao pôde seguir o curso natural da vida. Interromper o sono também deveria ser um crime, ninguém tem o direito de dizer a que horas se deve acordar, o corpo é que sabe. O que nos mata hoje em dia é que as regras impostas pelo sistema nao respeitam o ritmo do nosso corpo. Tudo tem prazo para cumprir, nao importa os meios, mas os resultados. Lembrei do filme 7 anos no Tibet que o cara queria construir uma obra muito rápido, mas os monges budistas disseram nao, eles deveriam tirar primeiro todas as minhocas do solo e isso levaria tempo, portanto a construçao iria atrasar. O mundo deveria ser comandado por monges, nao por politicos e corporaçoes.

Filme Prozac Nation

Ninguém hoje pode ficar nervoso que já é chamado de histérico e dale remedinho tarja preta e camisa de força. Nao se pode guardar luto ou chorar porque é sinal de fraqueza, vai trabalhar que sara, dizem e dale tarja preta contra a deprê. Qual o problema em ser fraco? Por que tem que ser forte e competitivo o tempo inteiro? Eu quero chorar, porra! Eu tenho sentimentos, tenho glândulas lacrimais nos meus olhos, elas servem para desaguar de vez em quando. Eu quero gritar de ódio, quebrar prato, agir animalescamente. Eu quero ficar deprê, sem tomar banho, sem pentear o cabelo, no quarto escuro. O que estao fazendo com nossa sensibilidade e nossas emoçoes? Nao dá para ficar de pé no palco o tempo inteiro, é necessário ir para coxia, ensaiar o papel, sair de cena para voltar melhor.


Ninguém mais pode chorar por dias, meses ou anos por ter se separado de alguém que amava ou pela morte de um ente querido, o sistema quer que você supera tudo em menos de 24h, sem respeitar o seu tempo, estamos perdendo o controle dos nosso sistema sensorial, da nossa própria vida, estamos desumanizando a cada dia. E assim nos tornamos robôs, transformando nossos sentimentos guardados em câncer ou em vícios, a engoliçao de sapo em úlceras, transformando nossas derrotas em fotos de propaganda enganosa no facebook. Vivendo dia após dia, despertados no susto, estressados a ponto de nao conseguir dormir, mas para isso também tem remedinho. A indústria farmacêutica agradece, ela sobrevive bem graças às nossas fraquezas, afinal temos que curar a bagunça que fizeram na nossa vida. Sofremos o mal do "capetalismo", o dinheiro nao traz felicidade, mas paga o Prozac, o que é a mesma coisa.

O despertador desperta o pior que há em mim. Se fizerem uma petiçao contra a fabricaçao deste instrumento maligno no Avaaz eu assino (risos prozaquianos).

6 comentários:

  1. O assunto "tarja preta" me fez lembrar de outra coisa que acho uma aberraçao: hoje em dia nao existe mais nenhuma criança levada. É tudo criança com déficit de atençao e hiperativida. E dale Ritalin (tarjinha pretinha - básica).

    abraços
    Lapin-Mère
    PS: Pelos seus vídeos, presunçosamente concluo que você é notívaga, como eu. E como infelizmente temos que rodar de acordo com o resto do mundo, segundo os cientístas que andaram estudando o assunto, estamos "condenadas" a viver em média 10 anos a menos. Entao bóra aproveitar o que tao querendo tirar da gente, né? ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre oTDAH meu trabalho sobre a industria farmaceutica so me fez ficar ainda mais de cabelos em pé .......

      Excluir
    2. vou avez raison, les filles, desde cedo as crianças têm que deixarem de ser criança para serem um ser introspectivo e calminho, tenso!

      Excluir
  2. eu tb assino.
    Adorei suas observaçoes, eu fiz um trabalho sobre a industria farmacêutica e a gente fica assombrado com o que rola no submundo .....

    viva acordar com o sol! (mesmo que ele so chegue às 7h43 min) rs

    Odeio acordar cedo!

    ResponderExcluir
  3. Eu ia comentar isso que a Erika comentou - aliás, foi ela mesma quem me disse: nós, noctívagos estamos condenados a viver menos, já que nosso relógio biológico bate no compasso "errado" em relação ao estabelecido.

    Outra coisa que eu li também, em um artigo da revista Superinteressante, é que um grupo de pesquisadores alemães fizeram um estudo com pessoas trancadas em lugares sem janelas e descobriram que - surpresa - esse ciclo de 8 horas de sono + 16 horas de atividade é totalmente artificial para algumas pessoas. Sim, teve gente que dormiu de noite e acordou de dia mesmo sem a consciência de que era dia/noite, mas teve gente que inverteu e teve gente que ficava mais de 16 horas acordado e mais de 8 horas dormindo.

    Enfim, só com muito tarja preta para aguentar essa zuação com os nossos organismos...

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
  4. Sério? ahh eu gosto e preciso mt do despertador, sem ele seria dificil acordar... mas o telefone eu concordo totalmente contigo, detesto!!!!! detesto falar ao telefone!

    ResponderExcluir