sábado, 18 de julho de 2015

A audacia dessa mulher

Para o desafio #leiamulheres2015, terminei de ler "A audacia dessa Mulher", da escritora Ana Maria Machado, 216 pags. Lê-se rapido e a leitura é super agradavel.
Beatriz Bueno, ou Bia para os intimos, é jornalista e escritora, escreve para a seçao de viagens de um jornal e foi convidada para trabalhar como pesquisadora/ consultora de receitas e de costumes do séc. XIX para uma série televisiva.
Virgilio que também faz parte da equipe da série, empresta para Bia um caderno de receitas, também utilizado como diario, de uma mulher do séc. XIX e que agora pertence à familia dele ha varias geraçoes. Ela se apaixona pelo caderno/diario e tenta saber tudo sobre a autora.
Os personagens femininos sao bem cativantes, a Bia, a Ana Lucia e a Lina (dona do diario).
Para que o livro fique ainda mais interessante, sugiro que leia  primeiro (se caso nao tenha lido ainda) "Dom Casmurro", de Machado de Assis, porque a sacada genial da Ana Maria Machado nesse livro tem tudo a ver com a obra machadiana.
Gostei também da comparaçao entre os relacionamentos do séc. XIX com os de hoje e o papel da mulher na sociedade no decorrer desses séculos.

Vamos a alguns fragmentos:

Mulheres, fujam o mais rapido possivel dos tipos como esse Giba, controlador, inseguro e que nunca vai te apoiar na carreira, quer apenas te aprisionar.


Aceite apenas os homens doces:




Essa parte me lembrou a maioria dos meus empregos que exige gente super competente, mas nao tem verba para colocar em pratica os projetos

 Ja aqui me deu vontade de passar uma temporada na Cali, é bem minha cara essa gente e essa atmosfera underground e alternativa.


Para treinar o francês:

Ana Maria Machado deu uma entrevista em francês, no canal TV5, sobre seu livro, sobre literatura latino-americana e sua participaçao no Salao do Livro de Paris que aconteceu em maio 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário