segunda-feira, 6 de julho de 2015

Literatura mexicana: Juan Rulfo

Nome original da obra: El llano en llamas
Em francês: Le llano en flames
Em português de Portugal: A planície em chamas. PT-BR: O planalto em chamas e O chao em chamas

Juan Rulfo (1917 - 1986)


Seu pai era proprietário de terras, foi assassinado quando Rulfo tinha apenas 6 anos, sua mae morreu de ataque cardíaco 4 anos depois, ele foi criado pela avó materna. Durante a Guerra dos Cristeros as igrejas católicas foram destruídas, vandalizadas e roubadas, sua avó refugiou um padre em sua casa e quando este foi embora, deixou uma coleçao de livros. Juan Rulfo se interessa por esses livros e começa a ler Alexandre Dumas,Victor Hugo e outas obras que influenciará sua carreira como escritor.
versao bilingue espanhol-francês. Editora Folio.  

El llano en llamas é um livro de contos, centrado no período da Revoluçao Mexicana,  marcada pela guerra civil e pelas revoltas sociais que atingiram principalmente a populaçao rural mestiça. Segundo Gabriel Iaculli, o tradutor para o francês e que também escreveu o prefácio do livro: "esse lugar, assim como a maioria dos personagens é fantasmagórico, a gente nunca sabe quem sao os vivos, quem sao os mortos e quem retornou da morte para vida (assombraçao)".
A regiao descrita fica no sul do estado de Jalisco, um lugar árido e selvagem, os diálogos sao escritos na língua do povo desse lugar (contos de cunho realista e regionalista)

Fotos da regiao tiradas pelo próprio Rulfo 
El hombre

Fala de um homem que andava por caminhos cheios de areias, pedras, ervas-daninhas e espinhos, subia e descia e ainda lhe faltava o dedao do pé esquerdo, quando perdeu o dedo nem sentiu dor e nem ao menos percebeu porque estava acostumado com o cansaço, com o calor e com as dores. Ele ainda era perseguido por uma voz, o peso da consciência era maior do que o peso da própria vida, ele sentia uma culpa imensa por algo que ocorreu.

Talpa

Tanilo é um homem que está muito enfermo e acredita que se for a Talpa, um lugar bem distante de onde ele estava, mais de um mês de caminhada, a Virgem de Talpa teria um remédio para aliviar suas chagas. Seu irmao e sua esposa o acompanhou, coisas aconteceram pelo caminho, depois de um tempo apareceram mais pessoas indo para lá, formou-se uma grande procissao andando sob o sol escaldante e a terra seca.

Macario

Sobre loucura, um homem que tem uma fome infinita, é louco e violento, mas também sofre violência quando sai em público, as pessoas costumam apedrejá-lo. Felipa é a única que o entende, amamenta-o como se fosse um bebê e ele gosta do leite de Felipa. Ele é preocupado com a ideia de céu e inferno, nunca sabe para onde vai depois que partir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário