terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

hip hop girl: 4x Casey (França)


Cathy Palenne, conhecida com Casey, é um dos grandes nomes do Hip Hop/ Rap francofono, seus pais sao da Martinica e ela diz que seu trabalho nao é francês, é trabalho de uma filha de imigrantes que sempre sofreu preconceito na França. Na entrevista no final do post, ela declara que tem um jeito androgino, ninguém sabe se ela é homem ou mulher, diz que se fosse usar um vestido, sapato de salto ou esmalte seria a pior tortura da vida dela. Afirma que cada mulher é uma mulher do jeito que ela esta a fim de ser e nao que a sociedade quer impor. 
Ao ser questionada se o rap é um meio machista, ela responde que o rap é a imagem da sociedade, a sociedade é machista e o rap nao iria escapar disso.
Ela nao milita pelo feminismo, mas entende e se precisar apoia-lo, estara la. Também fala do feminismo negro e interseccional. Segundo ela, quando uma mulher negra e pobre for livre, todo mundo sera livre. 

Aqueles que me julgam dizem que eu deveria ter vergonha do jeito que eu me visto. 
Pergunta se sou menino ou menina,
querem saber em detalhes meu peso, minha altura e o modo de usar das minhas batalhas.
O que você pensa nao influencia minha maneira de ser. 
Aos incomodados, vao se foder! Me deixa aqui no meu planeta

Meu modo de vida nao esta à venda,
meu rap nao esta à venda
o que eu penso ou digo, nao esta à venda
E se você pensa que isso vai mudar, espera sentado.

O quê? Eu me acalmar?
Obedecer as leis do dinheiro sem reagir?
Ouro e safira nao sao suficientes para eu pagar tudo o que eu sofri

Nesta musica ela presta uma homenagem às Antilhas, terra de seus ancestrais, mostra como vivem os decendentes de escravos, a pobreza, o turismo, a cultura, a culinaria, a geografia, a colonizaçao, etc.

Esta musica fala da dificuldade de ser rapper e das coisas que escuta dos empresarios
Sua gramatica é instavel, improvavel e horrivel
Sua dicçao ultrapassa o estagio do admissivel
Aprenda a escrever ou aprenda a se calar
O quê? Na sua casa nao tem um dicionario?


Esta musica "criatura fracassada", fala de colonizaçao e racismo. Veja a letra aqui. Wow!!! Fuerte!

"Sonhos ilimitados"

Produto de uma mae exemplar e um pai ausente
meus primeiros versos no rap, um jogo adolescente
Minha historia é ser negra, logo minoria.
Essa grande timidez que me deixou solitaria

E o tempo nao vai matar minha personalidade,
ele vai tentar de tudo, mas eu vou lutar,
mesmo se depois de muito tempo eu estive possuida, atormentada
eu ultrapassei os farois e as barreiras de segurança.
Minha realidade, mentalidade, é de agarrar meu paraiso a tempo, 
sem arrependimento para fazer o tour da terra, eu nao tenho a eternidade.
Apesar de tudo, eu continuo sendo a criança com sonhos ilimitados.


Entrevista para BBC Africa (em francês)



Veja também:
Hip Hop Girl: 4x M.I.A. (Inglaterra)
Hip Hop Girl: 4x Ana Tijoux (Chile)
Hip Hop Girl: 4x Keny Arkana (França)
Hip Hop Girl: 4x Lauryn Hill (EUA)
Hip Hop Girl: 4x Karol Conka (Brasil)
Hip Hop Girl: Gabylonia (Venezuela)
Reggae / Hip Hop Girl: 5x Nneka (Nigéria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário