segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Jornal das minhas loucuras privadas 11

Vamos ao resumao do mês de janeiro:

Filmes
Assisti ao filme "Joy" porque a JLaw esta concorrendo ao Oscar de Melhor atriz. O filme é baseado em fatos reais, conta a historia da criadora do mop, aquela vassoura usada na América do Norte para fazer limpeza. Para quem gosta de historias de empreendedorismo, "american dream" e motivaçao, é uma boa pedida, mas para mim é bem boring mesmo.
Até hoje nao entendi a febre que Hollywood tem pelo diretor David O. Russell que esta sempre concorrendo aos Oscars da vida. Acho os filmes dele bem medianos. Sem falar que ele adora shippar a JLaw e o Bradley Cooper de forma obsessiva.
Ainda aposto na Charlotte Rampling para o prêmio de melhor atriz, apesar do comentario ridiculo que ela fez sobre as desigualdade racial no Oscar. "Cerumano" sempre me decepcionando.



Straight Outta Compton, tai um filme muito bom que nao esta concorrendo ao Oscar, mas é melhor que muitos que estao, tem atores negros e o diretor negro também. Baseado em fatos reais, conta a historia do inicio do hip hop contestador nos EUA, especificamente do grupo NWA (Niggas With Attitude). Recomendadissimo!

Livros e HQs

Estou lendo muito sobre nazismo, a historia das mulheres e o feminismo, estou evitando ao maximo comentar sobre isso, esperando a bola baixar um pouco para nao parecer raivosa (e com razao!) na Internet. Se um dia eu tiver sangue frio, eu faço um post neutro e sem julgamentos.
Em contrapartida, leio outras coisas mais lights para nao enlouquecer, porque a bad vibe ta foda. Resumindo: Li "A vida das mulheres na Idade Média", "Ser mulher no III Reich", "My life on the road".
HQs: Daytripper, Vénus Noire, Virginia Woolf, The Doors e Nancy (Fotos das capas no Instagram).

Além da Emma Watson, a Florence (Florence + the Machine) também tem um clube de leituras (em inglês)

Mulheres no cinema

Women in film é uma organizaçao nao-governamental de diversidade na midia, elas lançaram a hashtag #52filmsbywomen que consiste em assistir um filme por semana, dirigido por uma mulher, totalizando 52 filmes no ano.

A Claudia também fez a versao portuguesa de um projeto similar, com a hashag #vejamaismulheres

Infelizmente nao estou participando desses projetos citados acima porque ja me comprometi ha 3 anos com minha lista do Filmow e estou assistindo bem mais que 52 filmes por ano, mas quem ainda nao começou e quer assistir, vai acompanhando esses sites e interagindo com  as pessoas através das hashtags.

Mulher no cinema é o melhor site em lingua portuguesa de noticias cinematogaficas femininas. Coloque-o no seu feed.

Instagram
Indico a pagina da fotografa Mihaela Noroc que viaja pelo mundo fotografando a diversidade da beleza feminina




Une photo publiée par Author of THE ATLAS OF BEAUTY (@mihaelanoroc) le



Une photo publiée par Author of THE ATLAS OF BEAUTY (@mihaelanoroc) le



Youtube

O canal Braless tem um video bem didatico sobre o que é Intersectional feminism (em inglês)

Ser feminista e Youtuber de beleza, a francesa Sonia Sélaire tenta explicar esse paradoxo e fala do feminismo lipstick. (em francês)


A Leena fala sobre Girl hate, e o porquê a gente quer ser diferente das outras mulheres (em inglês britânico, adoro!)



Musica
Essa é para acalmar os ânimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário