sábado, 6 de fevereiro de 2016

Leitura: Ser mulher no III Reich

Assim como o homem torna-se um ser humano pela afirmaçao dele mesmo, a mulher torna-se, renunciando a si propria.
Nao vou comentar sobre o livro, apenas colocar os topicos do que eu li para eventual consulta no futuro.

1° Capitulo: A emancipaçao da mulher de 1848 a 1933

  • Em 1849, Louise Otto Petters, uma das pioneiras do feminismo alemao, lança o 1° jornal feminino.
  • 1845: É inaugurada a Associaçao Geral de Mulheres Alemaes (ADF) em Leipzig.
  • 1893: Primeira vitoria do "feminismo radical", conseguiram inaugurar a primeira escola preparatoria para o ingresso das mulheres na faculdade. O feminismo "radical", como era chamado, também reinvidicava a criaçao de creches para os filhos das operarias, o acesso da mulher ao mercado de trabalho intelectual, acesso aos métodos contraceptivos e direito ao aborto, direito ao voto e criaçao de um parlamento feminino.
  • 1902: Uniao alema de sufragio feminino.


2° capitulo: A ordem masculina
Apostolo Paulo manda as mulheres ficarem caladas nas assembleias e que sejam submissas. Nietzsche diz que uma civilizaçao masculina como a da Antiga Grecia, mulher serve so para procriar. Rosenberg exalta os grupinhos mascus da Ordem da Cavalaria, Maçons, Jesuitas, rabinos, etc.
No livro Mein Kampf (Minha luta), de Adolf Hitler, nao tem nem sequer a palavra mulher no indice de temas tratados. O livro menciona os pensadores misoginos: Schopenhauer, Otto Weininger, Nietzsche e Wagner.

Hitler qualificou a emancipaçao feminina como invençao judia.
Ps: Invençao judia? As religioes monoteistas sao todas misoginas.
Esta tirinha nao faz parte do livro

Gruber: condena o sexo que nao seja para fins de procriaçao, recomenda a vigilância da castidade feminina como o bem nacional mais precioso para garantir que eles sao verdadeiramente os pais das crianças. Feder: proteger as mulheres de se misturarem com judeus, assim elas podem ser sempre virgens e servas.
Mulher ideal: raça pura, esposa e mae de soldado
O Conselho do Ministério da Educaçao declarou que o estudo secundario era o suficiente para as mulheres.

3° Capitulo:  Serviço maternal 

Defesa da raça pura, da eugenia (métodos e praticas visando a intervençao do patrimonio genético na espécie humana, com o intuito de atingir um ideal determinado), esterilizaçao das mulheres de raças "inferiores" ou com problemas fisicos e mentais ou que ja tinham gerados filhos com doenças congênitas; demografia quantitativa.
Dr. Schallmyer; biologia moderna; bons genitores: soldados fortes que retornam do front sao os melhores + mulheres arianas disponiveis para maternidade. Casamento precoce, familia numerosa, fim do trabalho feminino fora de casa.
A vida sexual nao é um assunto privado, ela serve para fins superiores.

Dr. Francis Galton, um dos pais do eugenismo, classificou a raça humana em: desejaveis, passaveis e indesejaveis.

Dia das maes torna um feriado nacional. Eram distribuidas medalhas para a maes que tivessem o maior numero de filhos:
Bronze = 4/5 filhos
Prata = 6/7 filhos
Ouro = 8 filhos ou +
A ajuda financeira era negada às maes que nao eram filiadas ao partido.

Estupro legalizado para fins superiores:
"Vocês nao podem todas ter um marido, mas podem ter filhos". Em torno de mil meninas de 14 a 16 anos, da juventude hitlerista engravidaram depois do "casamento biologico" nos acampamentos. Aumento de maes solteiras.
Pastor incentiva que as mulheres engravidam, inclusive apoiou a sua filha que engravidou de um médico casado.
Homossexualidade masculina: eram condenados à pena de morte.

Mudanças: com a penuria de homens, falta de mao de obra, as mulheres sao convocadas a trabalharem.

Serviço militar de um ano e meio para mulheres.
PS: Olha so! De repente elas eram necessarias e serviam para alguma coisa além de procriar, vai entender esse patriarcado.
É necessario empregar o maximo de mulheres
Trabalho obrigatorio das mulheres em caso de conflitos. Formaçao das mulheres para as tarefas vitais da guerra, para que elas possam substituir  ou complementar a mao de obra masculina.
Salario menor para as mulheres: O homem pai de familia precisa ser melhor remunerado. Em tempos de paz, a mulher torna a se ocupar da familia.

Quase 2/3 dos judeus deportados para os campos de exterminaçao eram judias. isso mesmo, 2/3 eram mulheres, um geno-feminicidio, nao?

Dados estatisticos incluindo judias, outras raças "inferiores", alemas rebeldes, comunistas e outas mulheres de 21 nacionalidades diferentes. Soma todos esses numeros e vejam quantas foram mortas.

As reprovadas: Escritoras, comunistas, todas contra o Nazismo. Ultima foto: campo de concentraçao feminino de Ravensbruck. A primeira foto é da Nally Sachs, judia e ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura, exilou-se na Suécia. Todas as outras foram executadas.
Ideal feminino

Três aspectos fundamentais da personalidade feminina: força fisica, fé na politica, espirito de sacrificio

As aprovadas
As mulheres que se sujeitavam, algumas atrizes, cantoras que cooperavam com a propaganda, como a diretora Leni Riefenstahl que aparecera em um outro post em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário