sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Mulheres na direçao: Catherine Breillat (França) - parte 1


Catherine Breillat é francesa, tem 67 anos, é escritora, diretora, roteirista e produtora. Em 2005 ela sofreu um AVC que a deixou com o lado esquerdo do corpo paralisado. Este acontecimento foi tema do seu ultimo filme "Uma relaçao complicada" (Abus de faiblesse), conforme a descriçao a seguir.

"Uma relaçao complicada" Abus de faiblesse (2013) - Drama

A traduçao mais correta para este filme seria "Abuso de incapaz". Baseado em fatos reais, narra a historia da diretora que apos sofrer um AVC é chantageada por um cara que sempre esta extorquindo celebridades. Como ela esta em tratamento, tomando remedios fortes, ela age sem pensar e acaba assinando um monte de cheques para ele, seria um pagamento adiantado, ja que ela o queria em um filme que estava produzindo, mas ela nao se deu conta da quantidade de dinheiro que ja tinha dado, algo em torno de 800 mil Euros. 
No filme, a atriz que fez o papel da diretora foi a Isabelle Hupert, a interpretaçao foi magnifica, essa mulher arrasa como atriz, olha ela com AVC no trailer.


Este filme é meio cansativo, mas vale pela atuaçao da Hupert.


"A bela adormecida" (2010) - Fantasia

É uma versao bem alternativa do conto de fadas. Olha a fotografia e o figurino deste filme!

Neve e aurora boreal


A  Bela Adormecida e o Principe


Eu particularmente gostei bastante deste filme, achei lindo, mas para quem nao curte historias alternativas com um final inesperado e filmes longos, nao indico. Ele foi mal avaliado no Filmow, muita gente viu e nao gostou.

Barba Azul (2009) - Fantasia

Este filme é uma adaptaçao do conto popular homônimo, de Charles Perrault (1697). Barba azul era um homem rico, feio, de carater horrivel e feminicida, teve varias esposas que desapareceram misteriosamente. Até que ele conhece sua ultima esposa, uma menina pobre do vilarejo e antes de viajar, deixa as chaves do castelo com ela e pede para que nao abra uma porta em especifico, mas ela desobedece. O final é surpreendente e este é um dos melhores filmes da Breillart.


A ultima amante (2007) - Drama 

É baseado no romance homônimo de Barbey d'Aurevilly (1866). Sobre um homem que vai casar com uma mulher da aristocracia para manter as aparências e respeitar as convençoes sociais e religiosas da época, mas sera que ele vai conseguir ficar longe de sua amante que estao juntos ha mais de dez anos?
O filme é bem bonito, a fotografia, o cenario e o figurino sao impecaveis. A amante é ninguém mais, ninguém menos que a atriz e diretora Asia Agento.



Asia Agento linda de morrer!
Por enquanto é isso, mês que vem farei a parte 2 com os filmes eroticos da diretora.

Veja também:
Mulheres na direçao: Sarah Gavron (Inglaterra) 
Mulheres na direçao: Lucía Puenzo (Argentina)

Minha lista "Mulheres na direçao" no Filmow.


Nenhum comentário:

Postar um comentário