quinta-feira, 7 de abril de 2016

BEDA 7 - Balanço quinzenal: leituras, Youtube, Instagram links e musica

Lidos
  • A biografia "Simone de Beauvoir, côté femme", da Claudine Monteil;
  • "How to be a Woman", da Caitlin Morgan (leitura do mês de abril do grupo Our Shared Shelf);
  • "Alice et autres nouvelles", de Anais Nin;
  • "Orlando", da Virginia Woolf;
  • A HQ "Asterios Polyp", de David Mazzucchelli
  • O papel de parede amarelo, de Charlotte Perkins Gilman
  • Déclaration des droits de la femme et de la citoyenne, da Olympe de Gouges

Leituras em andamento
  • "O morro dos ventos uivantes", da Emily Brontë;
  • "Les plus belles lettres de femmes", de Laure Adler e Stefan Bollmann.
  • Retomei Dom Quixote porque tinha decidido ler apenas escritoras no mês de março. Sera que termino esse mês? Pensa num livro bom e pedante ao mesmo tempo...


Filmes

"Je ne suis pas venu pour la gloire, je suis venu pour le danger" Victor Hugo
Assisti ao filme francês "Os Anarquistas", dirigido por Élie Wajeman, com Adèle Exarchopoulos e Tahar Rahim. É lindo!

Estava na duvida se assistiria ou nao Ex-Machina, depois desses comentarios, fui obrigada a vê-lo. Robô feminista, mulheres programadoras, a ficçao cientifica e robotica nunca foram tao assustadora e ameaçadora, kkkkk.
No final nao era nada disso, na verdade essas robôs foram criadas pelo Nathan, um rico empresario megalomaniaco que queria saber se elas tinham consciência ou nao. Para confirmar, ele inventa um concurso, um jovem programador chamado Kalebe ganha e vai trabalhar fazendo o teste de Turing (google it!) com Ava, uma das robôs.
Para resumir, eram robôs que viviam confinadas em uma casa no meio do mato, sofriam abusos psicologicos, fisicos e sexuais, era manipuladas ou programadas para fazer o que Nathan queria e Ava usou sua inteligência artificial para se safar. Ai, o moço diz que Ava estava brincando com o coraçao dos homens??? Sério que ele acha que eles eram os "coitadinhos" da historia? Estao com medo do futuro porque nao vao conseguir controlar nem as robôs? É rir para nao chorar.
O filme é otimo, assim com a trilha sonora e os efeitos especiais.

Links

#LeiaMulheres, o projeto mais lindo do Brasil, vejam essa hashtag nas redes sociais. Grupos no pais inteiro fazem encontros de leituras. Leiam o texto sobre as precursoras do movimento no Brasil aqui.

Você quer saber como era a voz de Virginia Woolf? Aqui tem o unico registro da voz dela.

E este seminario que teve na USP? Deu até vontade de estar la, era feliz naquele lugar e sabia. Grupo de pesquisa da FFLCH - USP analisa o que mudou na vida das mulheres em países latinos-americanos que passaram por ditaduras e tiveram ou têm mulheres presidentes. 50 anos de feminismo no Brasil, na Argentina e no Chile.

As Youtubers inglesas meowitslucyHannah Witton e justkissmyfrog criaram BANGING BOOK CLUB, sao leituras de livros que falam sobre sexualidade, principalmente a feminina. Os livros a serem lidos durante o ano estao listados aqui. As discussoes de cada leitura até o momento estao no Soundcloud.

Instagram

Minha foto foi uma das escolhidas para o desafio do guarda-chuva, no jornal Le Soleil, do Québec. O meu guarda-chuva é o vermelho.




Youtube
T'es féministe mais... (francês)


A Caitlin Moran fez um video sobre a situaçao dos refugiados



Musica

"Eu vou pegar a sua dor". Faça isso "sivuplê". Pega e leva pra bem longe, Camille...


BEDA (Blog everyday in April)

Nenhum comentário:

Postar um comentário