quinta-feira, 26 de maio de 2016

Molière, c'est qui?

Um colega de trabalho, francofono, com formaçao universitaria, olha para mim e pergunta:
Molière era compositor de musica classica?
Eu respondi: Molière nao, Mozart.
Pensei que fosse pegadinha para me testar, mas era sério. Ele fala "a lingua de Molière" (é uma expressao até bem famosa) e nao sabe quem foi o sujeito. Inclusive tenho duas copias de Don Juan aqui, acho que vou dar uma pra ele.
Vou mandar fazer uma camiseta desse naipe: Who the fuck is Molière? 
Fica a dica: Na biblioteca digital da TV5 Monde tem 17 livros das peças de Molière (em francês) que podem ser baixados legalmente e gratuitamente, pois estao em dominio publico. De nada.

Aproveita e faça alguns dos mais de 50 cursos de literatura gratuitos e disponiveis on-line. De nada mais uma vez. Aqui é assim, da a vara, ensina a pescar, mastiga e coloca na boca so pra engolir. Porque so criticar sem mostrar a soluçao fica dificil, dando tudo mastigado nao tem erro.

Molière esta para o francês assim como Shakespeare esta para o inglês, Camoes para o português, Dante Alighieri para o italiano e Cervantes para o espanhol. É o basico que se deve saber, nao?

Acaba logo, mundo véio sem porteira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário