quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Jornal das minhas loucuras privadas 13

Assédio: Pro paredón, maledito!

No trabalho anterior a este que estou agora, tinha um brasileiro. So porque somos do mesmo pais, ele achava que poderia vir com intimidade para cima de moi. No segundo dia de trabalho ja me chamava de gatinha, ia falar comigo e me abraçava, ficava me mandando uns SMS esquisitos, eu nunca repondi e ele continuava mandando. Tive que dar um chega pra la no homem, um pai de familia, nao respeita nem a mulher e nem eu. Inclusive a mulher e a filha trabalhavam no mesmo lugar e eram uns amores. 
Nao venha cantar de galo pro meu lado! Odeio gente rasa, invasiva e machista. Muito sem noçao! Fique longe de mim, respeite o meu espaço, nao me toque. Vai curar sua carência la no raio que o parta! 
Desde que sai do Brasil, nao tinha mais que lidar com esse tipo de homem, até encontrar um brasileiro aqui, of course! Que odio! Homens, aprendam a deixar o machismo no Brasil antes de sair. Melhor, nao deixe la nao, liberte-se disso, tenta abolir isso da sua vida. 
Vontade de dar uma de Rihanna vingativa e fuzilar todos dessa laia no paredao.

videoclipe You needed me
Falei para o chefe que queria mudar de setor porque tive um problema com uma pesssoa, mas nao disse quem era o sujeito e nem qual era o problema por pena das crianças e da mulher dele. Isso prova que ainda tenho um coraçao, porque se eu fosse ruim mesmo, teria ferrado com tudo. O que seria justo, mas ainda nao sou justiceira, por isso so me ferro, enquanto os outros se dao bem.
Uma semana depois o chefao me chamou e disse que descobriu quem era o sujeito que me importunava e disse que ele tinha sido demitido (a besta humana deve ter se entregado sob pressao). O chefe também falou que esse tipo um comportamento era intoleravel na empresa e que eu deveria denunciar pra policia porque era caso de prisao.
Por isso amo o Canada, eles acreditaram no que eu disse, tinha todos os SMS como prova, mas nem precisei provar nada. Enquanto que no Brasil, mesmo com provas a mulher que é mandada embora.
O tema da minha monografia na primeira faculdade foi sobre assédio moral e sexual no trabalho. Focamos nas secretarias de grandes empresas, recebemos mais de 100 respostas do questionario e tinham historias de doer o coraçao. Mulheres que nunca denunciaram seus agressores porque tinham medo de represalias ou de ficarem desempregadas, aguentavam tudo caladas. 
Depois que sai de la, a esposa dele me mandou uma mensagem para tomarmos café, mas nunca respondi, a gente almoçava juntas, me dava carona, era uma fofa, mas sorry, se um dia ela se separar, pode ser que rola o café...
Ja disse neste post de dois anos atras de como é complicado lidar com certos compatriotas, inclusive veio expatriados nos comentarios compartilhando o mesmo sentimento.

Sindrome de Estocolmo e afins.

Uma parte de mim colocaria o sujeito no paredao, a outra parte tem pena. Alguns comportamentos sao frutos da ignorância, da pobreza cultural e social (sou gente de humanas!). Eu nao fiquei feliz com o que aconteceu, chorei muito, so contei para o meu chefe porque nao queria respirar o mesmo ar que a pessoa e ele me mudou de departamento na hora. Sao tantas coisas que nos mulheres temos que aguentar sozinhas, puta merda!!!! 
Por que eu, senhor? So para eu por em pratica meu ativismo feminista de sofa? Por que tinha que ser eu a coloca-lo no lugar dele? Tudo eu, tudo eu...
Eu poderia fazer escandalo, contar para mulher dele, denunciar na comunidade de brasileiros, contar para os funcionarios, mas nao... Seria resquicios de uma educaçao crista mesmo sendo agnostica? Sindrome de Estocolmo? Sindrome de Hannah Arendt? Excesso de bondade? Ja diz um proverbio francês: trop bon, trop con
Eu ja discuti muito na vida com amigos e familiares que diziam que eu deixo todo mundo me fazer de idiota. Minha propria mae me chama de sonsa. Eles ficavam inconformados porque eu nunca reagia a uma ofensa, mas na época eu fazia Yoga e achava que nada me atingia e que eu nao ia me rebaixar ao nivel da pessoa. Hoje tudo me atinge, ja estou velha e vou dizer na cara da pessoa tudo o que me incomoda, mesmo sabendo que nao é facil para ambas as partes. Disse umas boas pro sujeito e ele ficou pianinho. 
No século XXI, a mulher ainda tem que pedir peloamordedeus-me-respeite no ambiente de trabalho. Isso porque nao faço o tipo sexy e nem girly (mesmo se fizesse, tb nao seria motivo para ser assediada). 
No trabalho atual, sou a unica mulher. Trabalhamos numa sala de segurança maxima porque trabalhamos com documentos confidenciais do governo e empresas, nao tem nem janela. Pergunta se alguma vez algum deles veio com graça pro meu lado? Nunca. Esses brasileiros precisavam ser criados por maes canadenses que ja botam o moleque de 3 anos para lavar louça e com 17 anos poem para fora de casa. 
Vou mudar de assunto porque ja estou aliviada, isso estava entalado na garganta ha meses e a raiva que passei em 2016 prefiro deixar em um post de 2016.

Privacidade e direito ao esquecimento na internet (right to be forgotten)

No trabalho, os meninos estavam discutindo sobre essa lei, de que a gente tem que se preservar na internet e fechar as redes sociais, passar cadeadinho para os estranhos nao nos stalkearem e bla bla bla.
Eu com meu niilismo e minha insignificância, digo: Quem é que vai perder tempo me procurando na internet? Eu que sou tao blasée e insipida!
Nunca postei comentarios odiosos em portais de noticias, nunca mandei nudes, ou seja, nao preciso solicitar o direito ao esquecimento, pois ja sou esquecida, tanto na vida real, quanto virtual. Ao dizer isso, eles também reconheceram suas proprias insignificâncias, afinal nao passamos de fantasmas. Inclusive lembrei de um poema da Gabriela Mistral chamado "El fantasma" que me representa.

aquí estoy si acaso me ven,
y lo mismo si no me vieran,
queriendo que abra aquel umbral
y me conozca aquella puerta.

en país que no es mi país,
en ciudad que ninguno mienta,
junto a casa que no es mi casa,
pero siendo mía una puerta,

Aquí me estoy, y yo no supe
que volvería a esta puerta
sin brazo válido, sin mano dura
y sin la voz que mi voz era;

que guardianes no me verían
ni oiría su oreja sierva,
y sus ojos no entenderían
que soy íntegra y verdadera;

que anduve lejos y que vuelvo
y que yo soy, si hallé la senda,
me sé sus nombres con mi nombre


Saudades do 13° salário

Eu, como terceirizada, so recebo salario se trabalho, senao nao. O orgao do governo onde trabalho cessa as atividades no dia 21 de dezembro e retoma no dia 9 de janeiro, isso significa que terei todos esses dias de folga sem receber.
Nao vou nem sair de casa, esta nevando mesmo.... So me resta fazer maratona Netflix e ler. Vida cozy



ó pai ó

A traduçao deste filme, em inglês, no Netflix do Canada é Look At This! Um exemplo de que traduçao é uma coisa muito sem graça, impossivel traduzir o baianês com a mesma categoria e humor.

Les femmes des présidents

Trump e Temer tem muita coisa em comum, inclusive as esposas. Marcela e Melania so queriam um sugar daddy e agora têm que fazer o papel de Primeira-Dama. Judiaçao! 
Gosto de Primeiras-Damas como Hilary Clinton e Michelle Obama que podem competir de igual para igual com os proprios maridos, nao é o tipo de mulher enfeite ou troféu, sei la como dizem. Elas tem meu respeito.
Sou bad feminist, nao passo a mao na cabeça de qualquer mulher nao, so das fodonas. As parasitas, sao apenas parasitas e nao sou obrigada. Julgue-me, patrulha!
Falando em politica... Que merda é essa que esta acontecendo, né? 2016 foi um pesadelo e 2017 tem cara de ser ainda pior. Sou anarquista, graças a Deus! Minha unica tristeza é de nao existir uma alternativa para quem nao se adapta a isso.

Asteris... *

No Brasil tem gente que fala asteRISTICO em vez de asterISCO. Asteristico é mais artistico e asterisco é mais arisco. (A rima nonsense fica por minha conta rsrs)
Em francês, as pessoas também têm problemas com essa palavra. Ha quem, em vez de falar asteRISQUE, fala astERIX. Sim, igual o nome do personagem do desenho. Os que nao sabem o que dizer, dizem apenas petite étoile (estrelinha).
Dia de furia

Aqui em Ville de Québec você pode dar uns tiros por apenas $5 dolares. Em Montréal, você pode ir na Casse Cité e quebrar tudo.

Musica grude da semana


Este foi o ultimo jornal do ano, mas nao o ultimo post. Ainda falarei das minhas ultimas leituras, cds, séries, filmes, etc.
Au revoir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário